segunda-feira, 12 de maio de 2014

Escala geológica

Para facilitar o estudo do nosso planeta, o tempo é algo fundamental. Por isso, da mesma maneira que a História do Homem se encontra dividida em séculos, os séculos em anos, os anos em meses, os meses em dias, os dias em horas e por aí fora, também a História da Terra está dividida em períodos que são muito maiores do que os séculos em que se divide a nossa história.
 
As maiores divisões são os Éons. São considerados 3 Éons:
 
- Arcaico (que significa antigo) – Dá-se o aparecimento da vida. No entanto, os seres vivos são ainda pequenas células muito simples, procarióticas.
 
- Proterozóico (= vida escondida) – Os seres vivos tornam-se um pouco mais complexos. Aparecem as primeiras células eucarióticas (isto é, com um núcleo bem definido) e os primeiros seres pluricelulares, mas ainda muito simples.
 
- Fanerozóico (= vida visível) – A vida evolui significativamente. Os seres vivos tornam-se cada vez mais complexos até aquilo que são hoje.
 
Os dois primeiros Éons (Arcaico e Proterozóico) ocupam uma grande parte da história do nosso planeta, contudo as formas de vida são muito simples e praticamente não há registo fóssil que nos mostre como seria a vida nesta altura.
 
A tabela que se segue representa a escala do tempo geológico, que se encontra organizada desta forma. Também se chama tabela estratigráfica, ou tabela cronoestratigráfica ou geocronológica, e indica as principais secções em que se divide o tempo geológico
 
 
 
 
 
O Fanerozóico divide-se em 3 eras:
 
- Paleozóico (paleo= antigo + zóico=vida)
- Mesozóico (meso=meio + zóico)
- Cenozóico (cenos=novo + zóico)

Cada uma das eras subdivide-se ainda em períodos e cada período ainda pode ser subdividido em épocas.

O período de tempo que antecede o Paleozóico denomina-se de Pré-Câmbrico, pois o Câmbrico é o primeiro período da era Paleozóica. O termo Pré-Câmbrico designa tudo o que está para trás.

A tabela seguinte resume os principais acontecimentos que marcaram cada uma das Eras.



 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário